Por que a hidratação não dá certo no meu cabelo?
- Andreza com Z
- 18 de mar. de 2016
- 3 min de leitura
Se você está em uma fase em que não vê outra solução ao cabelo a não ser querer rapar, de tanta raiva, pois já tentou de tudo; gastou toda grana com aquela hidratação gringa, fez todas as hidratações possíveis caseiras que existem na face da internet; e mesmo assim não dá resultado nenhum, seu cabelo continua ressecado e sem brilho ?!
O problema pode estar no grau de porosidade da cabeleira. Mas o que é isso?
Antes de tudo se inscreva no nosso blog miga, e não perca nenhuma atualização !
Porosidade Capilar
É a capacidade dos fios de absorverem a umidade, nutrição e hidratação. É formada por aproximadamente 7 – 10 camadas de cutículas, como se fossem escamas para proteger os fios. Quanto mais aberta as escamas, maior absorção os fios terão, e assim o inverso.
Porém, como tudo na vida existe um MAS, não é bom ter um cabelo com as cutículas muito abertas, pois absorvem não só os nutrientes, mas também a exposição ao sol, descoloração, muito calor por chapinha e secador, água salgada e de piscina, shampoo muito abrasivos, tintura, progressiva, formol, relaxamento e etc...
Da mesma forma também não é bom ter cutículas muito fechadas, pois os fios não conseguem absorver a hidratação, a nutrição e todos os processos que você faz para tentar recuperar os cabelos. Então é necessário ter um equilíbrio nas madeixas, deixando as cutilas capilares nem muito aberta e nem muito fechada.
Como saber o grau de porosidade
Os testes para saber o grau de porosidade do seu cabelo são bem simples:
1° Teste
Pegue alguns fios de cabelo (Miga não precisa arrancar, muito menos cortar), utilize os fios que caem e os que ficam na escova quando penteia;
Em um recipiente acrescente água e os fios de cabelo;
Aguarde por uns 5 minutos, e veja em qual posição os fios permaneceram: No fundo (afundou), no meio ou no raso (boiou).
Agora o seguinte:
Afundou: Porosidade alta, cabelos com cutículas muito abertas. Estão ressecados, opacos e ásperos; prontos para serem usados na cozinha no lugar da palha de aço.
No meio: Porosidade normal, cabelos saudáveis. Nosso grande objetivo de vida!
Raso: Porosidade baixa, cabelos com cutículas bem fechadas. Os fios não estão absorvendo as hidratações, umidades e coloração.
2° TESTE

Deslize os dedos em um fio de cabelo em direção a seu couro cabeludo. E analise se o fio estiver áspero, como se houvessem nós, a porosidade está alta; agora se o fio estiver bem lisinho a porosidade está baixa.

Tratamentos
Ficou desesperada?! Eu também. Mas calma, pra tudo na vida tem solução. Então vamos lá:
Porosidade Baixa
Aposte na hidratação, com touca térmica para ajudar a abrir um pouco as cutículas e o produto agir nos fios. Um ótima dica é lavar os cabelos antes com água fria ou morna.
As umectações também são bem vindas; porém como as cutículas estão muito fechadas os produtos podem não adentarem no fio e darem aquele aspecto pesado e oleoso ao cabelo. Então faça apenas uma vez por mês, e não deixe agir por muitas horas.
Porosidade Normal
Continue com sua hidratação diária, pois está funcionando. Os cabelos com porosidade normais também precisam de hidratação e nutrientes, então não deixe de fazer semanalmente uma hidratação na cabeleira.
Porosidade Alta
Ore por um milagre! Brincadeira, tem solução sim ! Hidrate bem os cabelos semanalmente, umectação, reconstrução e receitas caseiras com vinagre de maçã, mel e abacate são ótimos para reverter este caso, faça um Cronograma Capilar. A dica é sempre proteger os fios do calor com um protetor térmico e acrescente Bepantol no seu creme de hidratação.
Meu cabelo está com uma baixa porosidade, ressecado e com pontas danificadas. Isso porque a queridinha aqui abusou da chapinha cacheando as pontas quase todos os dias. Então não está absorvendo os nutrientes necessários!!!
Por causa disso, montei um cronograma capilar para o tipo do meu cabelo, danificado devido a processos químicos (progressiva), e calor excessivo (chapinha). Se você também se identifica com o meu cabelo, não perca os próximos post no blog.
Se inscreva no Blog, e não perca nenhum dia do Cronograma, e vamos juntas recuperar nossa cabeleira!
Comments